Para elaborar a atividade, criei um vetor de FLOATs de 20 posições para armazenar a velocidade de cada carro em cada uma dessas posições, logo após utilizei um laço FOR do tamanho do vetor para criar um valor aleatório que seria a velocidade de cada carro. Utilizei o mesmo laço para guardar a cor de cada carro em uma matriz que armazenaria um valor de 0 à 255 para cada código do RGB. Tudo isso dentro do SETUP, já que todos esses passos só precisariam serem feitos no início da execução do programa.
No DRAW foi feito um laço FOR de 20 repetições que incrementaria velocidade de cada carro à outro vetor correspondente que foi criado para receber a posição X de cada carro em determinado momento. Para criar o desenho de cada quadrado que representaria cada carro também foi usado o mesmo laço.
Para identificar o vencedor, ao final do laço FOR que atualiza a posição dos carros, criei um IF para checar qual carro chegaria primeiro a uma determinada posição X (700 pixels), caso a condição seja cumprida, mudo o valor de um booleano que guarda o fim do jogo para TRUE, e guardo qual carro venceu numa variável reservada para isso.
Caso a variável booleana que guarda o fim de jogo seja verdadeira (por meio de um IF), o algoritmo pula o laço FOR que incrementa a posição de cada carro e os desenha, e entra num ELSE que escreve o fim de jogo na tela.
No DRAW foi feito um laço FOR de 20 repetições que incrementaria velocidade de cada carro à outro vetor correspondente que foi criado para receber a posição X de cada carro em determinado momento. Para criar o desenho de cada quadrado que representaria cada carro também foi usado o mesmo laço.
Para identificar o vencedor, ao final do laço FOR que atualiza a posição dos carros, criei um IF para checar qual carro chegaria primeiro a uma determinada posição X (700 pixels), caso a condição seja cumprida, mudo o valor de um booleano que guarda o fim do jogo para TRUE, e guardo qual carro venceu numa variável reservada para isso.
Caso a variável booleana que guarda o fim de jogo seja verdadeira (por meio de um IF), o algoritmo pula o laço FOR que incrementa a posição de cada carro e os desenha, e entra num ELSE que escreve o fim de jogo na tela.
GIF informativo da tarefa:
Download do código: https://drive.google.com/open?id=0B1efNNEey75dZy0tRkVUQmxSMmc
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